quarta-feira, março 14, 2007

Terça Feira dia 13.





Acabou a aula de Produção de Energia. Foi-nos explanado métodos simples de gerenciamento e otimização de despachos de energia durante uma jornada de 24 horas, que apresenta consumo variante ao longo. Na aula senti um pouco de sono, atribuo à dieta que faço "sem comida meu metabolismo diminui e sinto sono". Remo respondeu "ma, sabe o que faço nessas horas? eu desenho esquemas táticos para jogar no Winning Eleven" E me mostrou uma variação do esquema 3-5-2 em que os meias tornam-se atacantes.Sugeri: "ei ma, vamos ver o debate entre os candidatos a Reitor" "nã" "bora ma, a gente fica até 10:20 e voltamos pra aula" "deixa eu comprar um cachorrão ali na tia jô" "blz".

Uma árvore estava sendo derrubada no pici. Perguntei a mim mesmo "onde estavam os 'defensores das árvores' do Benfica? pq eles não a foram defender?"Não como o 'cachorrão', uma vez passei mal. Fomos em busca do auditório da Zootecnia.
Não tinha placa informativa, de forma que andávamos ariscamente pelo lugar. "ei, ma, onde fica esse auditorio?" perguntou Remo. "sei não, vamos andando, procurando barulhos, é lá onde se realiza o debate" "vamos perguntar" "eu não! não sou juvenil, me recuso a isso. tá aí, ma, a porta do auditório". Por 3 vezes tentei abrir a porta, por 3 vezes fracassei, estava trancada. Escutei risinhos atrás de mim "a entrada é do outro lado, chapa" "obrigado". "ieieieie, juvenil!" remo não perdeu a oportunidade de tirar onda comigo.
É um auditório muito bonito o da Zootecnia. Paredes brancas, cadeiras azuis, espaçoso, bem climatizado, bem iluminado. A sala, felizmente, tomada pelos ufcianos. Diria que de 10 pessoas: 4,5 professores, 4,5 servidores e 1 aluno. Era a hora do professor Ícaro expor suas idéias para a UFC, e o fez no tempo determinado de 8 minutos.Foi dado então tempo para que os presentes escrevessem perguntas aos candidatos. Uma urna para servidores e professores, uma urna para o DCE. Escrevi minha pergunta e lá a depositei. "vou fazer confusão." disse a remo. Enquanto isso comia minha maçã.
A 1a pergunta foi: "o que os senhores pensam da paridade?"
A professora Ana se pronunciou contra e comprometeu-se, antes nunca o fora feito, a convocar uma estatuinte em 1 ano para dispor a respeito. Disse que por ser da época do Regime Militar, o Estatuto não atendia aos anseios democráticos de nosso tempo.
O professor Ícaro afirmou que não era com assembleísmo que se resolvem as coisas, que o processo está no estatuto da UFC e somente a Comunidade Universitária, de acordo com as normas para tal, pode mudá-lo. Ressaltou que somente na época eleitoral esse tema é abordado.
O que pensei? Que realmente assembleísmo nada resolve.
A 2a. pergunta: "os senhores são a favor da expansão da UFC?"
A professora Ana disse que sim. E discorreu sobre o fato de o Ceará ter apenas uma federal.
O professor Ícaro disse: que sim, mas não da forma eleitoreira como foi feita no último ano, já que alunos de sobral e juazeiro têm sofrido bastante com a ausência de estrutura semelhante a existente em Fortaleza.
O que penso: que sim, mas a passos seguros.
A 3a. pergunta: "como convocar uma estatuinte dentro de 1 ano na ufc?"
Professora Ana: existem regras para tal e que se esforçará para que ocorra.
Professor Ícaro: que a decisão é da comunidade universitária.
O que penso: que existem regras e não é com consultas que 'tudo estará resolvido'.
4a pergunta: "nos cursos do CT e do CC começa-se com um número X de alunos e termina-se com X/10. que políticas os senhores pensam implementar para que a evasão e o abandono de cursos sejam combatidos? que políticas para promover a excelÊncia em todos os cursos?"
Professora Ana: retomar o ensino tutorial. (confesso que não me lembro mais do que ela disse)
Professor Ícaro: que é preciso avaliar o tipo de aluno da ufc durante o curso, que existem problemas tb no benfica, que infelizmente a ufc não tem como manter parte desses alunos (os que abandonam por precisarem trabalhar). Que na medicina não há abandono, portanto é preciso iniciar um estudo a respeito. Tb discorreu que os professores tem que 'gostar de dar aula', tem de ser feito um trabalho a respeito. Que os alunos não chegam bem preparadoss como se espera.

O que penso: foi minha pergunta. A professora Ana, a meu ver, trouxe uma boa proposta, professor Ícaro falou realisticamente sobre a situação econômica dos alunos hoje e nos cursos. Foda. Dedicarei meu curso a alguns colegas que desistiram por motivo de trabalho. A verdade é que por vezes alguns professores têm repugnância dar aulas básicas aos alunos, por serem estes, em alguns casos burros de dar dó, e não fazerem esforço para melhorar, e que, realmente, há alunos que estão entrando na UFC não tem base. Terminado o bloco de perguntas, eu e remo saímos e fomos para aula. Ainda haveria mais outro bloco, fui estudar.
(que fique claro que se lembro mais do que o professor ícaro disse é pq o que dizia chamou-me mais a atenção. não tenho nenhuma intenção duma imparcialidade de análise, ou de conceder linhas iguais. não me policiei quanto a isto. portanto nada de me cobrarem aquilo a que não propus)

Se der, dia 20, noutro debate, irei e perguntarei sobre a vergonhosa situação das unversidades brasileiras, além de solicitar uma Resolução que proíba os alunos de entrarem depois de 10 minutos começada a aula. Disciplina já, a UFC está se tornando uma anarquia, graças aos folgados que vêm do 2º grau.)

3 Comentários:

Às 7:16 AM , Blogger Las Vegas by Night disse...

Confesso que tava ansioso pra ver uma análise da quebra de hierarquia de sexta-feira

 
Às 9:51 PM , Blogger Rochinha disse...

Cara, aprendi que se vc é constante, as pessoas lhe lêem mais, sabe?

 
Às 9:38 AM , Blogger Roger disse...

Olá, meu nome é Roger e passei somente para dar meus parabéns por sua coragem de se expor como um liberal dentro de uma universidade aparelhada pela esquerdopatia.
Ainda que universidade seja local de estudo e não de se fazer política, acho que é preciso ao menos evidenciar que o esquerdismo não pode e não deve se tornar a hegemonia, o "espírito do tempo".
É preciso denunciar os motivos desses caras e não há como fazer isso sem que se faça um tantinho de política.
Acho que se os liberais da UFC ou de qualquer universidade tivessem metade do poder de organização dessa organização criminosa que toma conta do Brasil, as coisas poderiam começar a mudar.
Mas reconheço que fazer política é algo que demanda tempo, um tempo que deve ser empregado no estudo, afinal, ao contrário do que determina o modo de vida esquerdista, universidade é local de estudo e ensino.

Abraço

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial